25 janeiro 2013

11

Minha Transição - Cabelos Cacheados

Olá !!!!
Hoje venho aqui com minha primeira postagem falando da história sobre meus cabelos.

Primeiramente meninas, tenho a necessidade de deixar claro que não sou contra quem usa qualquer tipo de produtos químicos nos cabelos e também não sou contra a chapinha e escova. Até porque por muitos anos da minha vida usei produtos químicos, escovas e chapinhas.

Eu quando criança tinha meus cabelos na altura da cintura, cacheados, hidratados e totalmente virgem. Apesar de serem muito cheios, eram bonitos e com vida.
Foi daí então que minha mãe teve a "brilhante" idéia de alisar meus cabelos para ir ao aniversário de uma amiguinha minha, pois ela queria meus cabelos com pouco volume e "liso", tinha eu apenas 11 anos.
Nossa! Meus cabelos ficaram enormes, com pouco volume, "liso", bonito, brilhante...Enfim, esse efeito durou no máximo 30 dias. Passaram-se o tempo e a raíz crescia, minha mãe passava alisante novamente e assim continuamente de 3 em 3 meses. Quando tinha eu mais ou menos 14 anos, ela teve que cortar meus cabelos na altura dos ombros, pois o comprimento estava muito estragado, quebrado, sem vida parecendo palha, estava muito feio e maltratado.
Depois do corte ela continuava alisando com um produto mais forte de 3 em 3 meses e dava escova toda semana, porque quando ela tentava deixar meus cabelos sem escova, eles ficavam muito feios, uma palha, daí a solução era escovar.
Aos meu 16/17 anos eu já comecei a cuidar dos meus cabelos sozinha, me sentia escrava da química e falava pra mim mesmo que meus cabelos eram ruins, feios...Quando eu fazia escova parecia que tinha tomado um choque, foi aí que eu conheci a chapinha e ela disse:" Prazer, vim aqui para detonar mais ainda os seus cabelos".
Eu alisava meus cabelos e fazia chapinha toda semana até aos meu 19 anos e se eu hidratasse eles, era apenas 1 vez ao mês :(
Aos meu 20 anos conheci e comecei a usar permantente afro (para cachear). Nos primeiros 6 meses foi tudo tão perfeito, cachos bonitos e etc... Depois meus cabelos estava sem vida, sem brilho, quebrado nas pontas, sem balanço e foi ficando feio.
Aos meus 21 anos me casei e vim morar  na Suíça, então comecei a usar alisante novamente de 3 em e meses, e a chapinha semanalmente durante 2 anos. Só que me sentia escrava do alisante e da chapinha, na realidade eu queria meu cabelo natural só que não tinha coragem de esperar, nem sabia como começar a deixà-lo natural e sentia um medo enorme de algum tipo de rejeição das pessoas.
Meus cabelo mais uma vez foram ficando quebradiços, sem vida...Enfim, estragados!
Em um certo período de Agosto a Dezembro de 2010 fiquei sem dar alisante e chapinha nos meus cabelos, estavam terríveis, mas eu fiz um teste. Foi quando um belo dia fui dar hidratação nos  meu cabelos que eu percebi os meu cabelos  naturais na raíz com brilho, maciez, cacheados e bonitos. Passei mais ou menos uns 30 minutos no espelho olhando a fibra da raíz dos meus cabelos e cheguei a uma coclusão de deixar meus cabelos crescerem naturalmente e sem produtos químicos.
Conversei com meu marido sobre o assunto e ele me apoiou completamente e a cada dia que se passava, ele me estimulava cada vez mais a seguir em frente. Isso me ajudou muuuito!
O tempo foi se passando, a raíz crescendo cacheada e o comprimeno "liso e seco", estava ficando feio e passei um bom tempo com meus cabelos presos. Muitas vezes eu chorava me achando feia, daí resolvi fazer hidratações nos meus cabelos 2 vezes por semana, mesmo assim eu não consegui recuperar o comprimento dos meus cabelos, estavam ressecados demais.
Em Abril de 2011 resolvi cortà-los na altura dos ombros foi quando melhorou, mas ainda tinha restos das químicas nas pontas. Esperava crescer e de 3 em 3 meses cortava mais um pouco tirando as pontas alisandas.
Em Dezembro de 2011 cortei-os em camadas, foi quando saiu todas as químicas dos meus cabelos \o/ e ficaram apenas meus cachinhos lindos :). Depois comecei a ver vídeos no Youtube de como cuidar de cabelos cacheados e conheci a Amanda Gil das Amigas Cacheadas e a Dani Azevedo, foi quando tive uma força enorme dentro de mim e de cuidar cada vez mais dos meus cabelos, de me assumir, me orgulhar...Enfim, aprendi muito com as meninas que futuramente quero conhecer e agradecer muuuuito à elas.

Meninas do meu Brasil que querem voltar a ter cabelos cacheados ou quem jà tem, deixei um pouco da minha experiência nesse assunto e continuarei pesquisando cada vez mais para dar forças à vocês, porque sei que não é fàcil e que precisamos de muito apoio nessas horas.
Depois voltarei com mais novidades para vocês.

Espero que tenham curtido minha experiência com cabelos.





Beijos e fiquem com Deus

11 comentários:

  1. Adorei Jeane! Parabéns pelo Blog. E estou eu a criar coragem para cortar meus cabelos para cachea-los novamente, depois de uma progressiva.
    Tô esperando o próximo post com novidades.
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Helena, obrigada! Olha criei uma pàgina no facebook com o nome Autoestima Cacheadas que là também terà um monte de novidades e passo a passo de como passar por uma transição. Pode contar comigo, pois sei o quanto é difícil criar coragem.
      Mas em primeiro lugar, não corte seus cabelos agora. Và hidratando eles 2x na semana, pare com produtos químicos e deixe eles virem naturais. No começo vai ser muuuito difícil, pois eles vão vir desordenados e depois de uns 2 meses os cachos vão se organizando... Beijos e qualquer coisa grite por mim. :)

      Excluir
  2. Nossa, muito legal sua história. Ficou bem mais linda com os cabelos naturais. Eu estou em transição com nove meses... Minha raiz tem aproximadamente 7 a 8 centimetros. Bom, estou me sentindo livre, me libertando. Mas odeio uma coisa que acontece: um lado desenvolve e cresce bem mais que o outro, por exemplo, o meu cabelo de um lado tem quase 9 centimetros de raiz(muiiito) e o outro tem quase 7. ISSO ACONTECEU COM VOCÊ?
    Mas não vai ser por isso que vou desistir!!!

    Beijos você ficou linda e bem mais autêntica!
    #ficacomdeus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Daiane Lopes, muito obrigada.
      Rsrsrsrsrsrsrs com relação aos cabelos crescerem mais um lado que o outro aconteceu comigo tbm...
      Isso é normal, além de crescerem mais um lado que o outro, hà um lado que é melhor do que o outro(mais hidratado, definido, mais educado rsrsrsrsrs).
      Beijinhos e fique com Deus! ;)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Oi Joseisa, fico feliz por teres gostado!
      Beijos linda!

      Excluir
  5. Seu cabelo está lindo! Parabéns pela força e determinação. =)

    ResponderExcluir
  6. adore esse blogg espero q eu consiga fazer a transição vcs aconselham permanente afro?

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas fui fraca. Depois d 7 meses rm transicao alguns cortes r um cabelo forte e ficando lindo. Inventei d fazer luzes. Acabei comno cabelo. Agora quero saber o q fazer. Corto? Criatalizo e inicio depois outra transicao? Ou apenas hidrato e espero. Ta cinza. Uma bucha. Socorro.

    ResponderExcluir
  8. Olá Jeane, que linda a sua história, estou no mesmo processo espero conseguir, já se passaram 8 meses, porém, não consigo ficar sem a chapinha!!!!!

    ResponderExcluir

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...